Qualidade Fisiológica da Semente
21/08/2018Plantabilidade – O Resultado do Rendimento de Plantio
20/12/2018TISA, A importância de proteger seu investimento
Em nosso último texto falamos sobre Qualidade Fisiológica da Semente e da sua importância para obtermos maiores resultados na produção de arroz. Mas como garantir que as sementes nasçam e expressem germinação e vigor? A resposta mais simples está ligada à nossa conversa de hoje e se resume em proteção. O tratamento de sementes é um seguro, visa garantir que tenhamos o potencial fisiológico do lote. Existem várias ameaças que podem comprometer o estabelecimento das plântulas.
Após o plantio, o fator climático é determinante para a emergência das mesmas, sendo as altas ou baixas temperaturas e precipitações alguns dos fatores que podem condicionar ao atraso da emergência. Isso faz com que as sementes em vez de emergirem, fiquem mais tempo expostas ao ataque de pragas (insetos e doenças de início de ciclo), podendo estes comprometerem de forma significativa o estande inicial. É aí que validamos o tratamento como um investimento garantindo a proteção e desenvolvimento sadio das plântulas.
A Sementes Ceratti trabalha com tratamento de sementes desde 1998, sendo em 2014 criado o TISA – Tratamento Industrial em Sementes de Arroz. TISA é um processo exclusivo desenvolvido pelo nosso “know-how” em TS que garante a máxima eficiência em uniformidade e cobertura das sementes, o que promove maior confiabilidade do seu investimento e garantia de resultados.
A lógica do produtor eficiente está em adquirir uma ótima semente associada a um TS com o mesmo nível de insumos e tecnologia. De nada vale o investimento nas sementes se aplicada em produtos e serviços de baixa qualidade, como muitos tratamentos industriais (conforme foto), ou tratamentos On Farm (onde sequer tem controle de doses ou pesos das embalagens tratadas).
A garantia de maior produtividade está nos detalhes, é necessário ter conhecimento para eleger os insumos certos nas quantidades recomendadas. Isto é investir, não economizar.
No próximo texto falaremos sobre plantabilidade e como o momento da instalação da lavoura pode ser mais um detalhe para que possamos potencializar nossa produtividade. Até lá.