Imagine mais produtividade com menos sementes de arroz foi o tema do Webinar Noite do Conhecimento
10/07/2020População em final de ciclo
05/08/2021Qualidade Sanitária
Até então comum em arroz irrigado, as manchas de grãos (e consequentemente, de sementes) estão associadas com mais de um patógeno, e pode ser considerada como um dos principais problemas da cultura do arroz. Além de depreciar a aparência das sementes e reduzir a qualidade das mesmas, a doença também provoca redução da massa dos grãos (LOBO et al., 2016).
O estado sanitário das sementes influencia na germinação e estabelecimento das plantas, podendo determinar, portanto, o estande da lavoura. Em levantamento preliminar realizado no município de Santa Maria/RS, no ano agrícola de 1996/97, MARCHEZAN et al. (1998) encontraram grande incidência de fungos de armazenamento, como Penicilium sp. e Aspergillus sp., que favorecem a deterioração das sementes e consequentemente redução no poder germinativo e vigor das mesmas. No mesmo trabalho, os autores detectaram a presença de microrganismos patogênicos à cultura do arroz irrigado, como Pyricularia sp. (brusone) e Bipolaris sp. (mancha parda), capazes de reduzir consideravelmente o rendimento (ABRATES, 1992).
Segundo MARZARI et. al (2007), o aumento das doses de N até 160 kg/ha (algo comum nas lavouras atuais), aumenta a incidência de alguns patógenos como Alternaria sp., Drechslera oryzae., Fusarium sp. e Phoma sp. associados às sementes de arroz, enquanto a utilização do fungicida no controle de doenças eleva a germinação e o vigor das sementes.
Os principais patógenos causadores de manchas nas sementes incluem Bipolaris oryzae, Phoma sorghina, Alternaria padwickii, Pyricularia oryzae, Rhynchosporium oryzae, Sarocladium oryzae, Curvularia spp., Nigrospora sp., Fusarium spp., Coniothyrium sp., Epicoccum sp., Phythomyces sp. e Chaetomium sp (LOBO et al., 2016).
Sabendo disso, nós da Sementes Ceratti, juntamente com nossos parceiros, investimos ano a ano na melhor proteção de nossos campos, realizando sempre a aplicação de fungicidas, mesmo quando não há nenhum sintoma evidente, para que tenhas segurança sanitária na sua lavoura. Além disso, suplementamos nossos campos de produção para aliar proteção com a nutrição, focados na construção de uma semente de maior potencial.
Demonstrativo de sementes.
Para melhorar ainda mais o seu resultado, além do nosso trabalho à campo, investimos na melhor tecnologia visando garantir que esses eventuais danos não cheguem até você. Através da seleção eletrônica de sementes, descartamos qualquer tipo de dano, incluindo sementes manchadas e picadas que, além do baixo potencial, poderiam vir a ser vetores de doenças na sua lavoura.
Trabalhamos sério para que tenhas mais segurança na sua lavoura. Isso é Sementes Ceratti.
Sementes Ceratti, menos sementes mais produtividade!
REFERÊNCIAS
ABRATES. Padrão de sanidade de sementes. Informativo ABRATES, Londrina, v.02, n.03, p.21,1992
LOBO, V.L.S; FILIPPI, M. C. C.; PRABHU A., S.Manejo de doenças. Agência Embrapa de Informação Tecnológica, Brasília, Disponível em <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/arroz/arvore/CONT000fuzvmwzg02wyiv80166sqfmvyttys.html>. Acesso em 21 de jan. de 2021.
MARCHEZAN, E.; SIQUEIRA, C. do A.; MENEZES, N.L. de. Qualidade de sementes de arroz irrigado utilizadas por produtores rurais da região de Santa Maria. In: MARCHEZAN, E. Sistema várzea: propostas de manejo. Santa Maria: Fatec, 1998. Cap.03. p.17-20.
MARZARI, V. et al . População de plantas, dose de nitrogênio e aplicação de fungicida na produção de arroz irrigado: II. Qualidade de grãos e sementes. Cienc. Rural, Santa Maria , v. 37, n. 4, p. 936-941, ago. 2007.