Tecnologia e plantabilidade na cultura do arroz
03/10/2021Irrigação: Tecnologia essencial para a manutenção da atividade agrícola
01/03/2022Melhor manejo visando construir a produtividade
Uma lavoura altamente produtiva requer uma série de cuidados para obtermos os melhores resultados, eles devem ser administrados desde o preparo da área, até a colheita. Já falamos do preparo do solo antecipado, da escolha de uma semente de alto potencial, de realizar a semeadura na época ideal em uma densidade adequada depositando a semente no solo com uma distribuição e profundidade corretas (plantabilidade). Após tomar todos estes cuidados, o estande da lavoura estará formado e a primeira etapa para a obtenção de alta produtividade estará concluída. Agora os próximos passos serão proteger e potencializar esse estande.
Um fator determinante na produtividade do arroz é a adubação nitrogenada. Após a adubação de base, devemos suplementar a demanda de N em cobertura, visando atender a demanda da planta em seus momentos mais decisivos. A quantidade a ser distribuída, deverá ser definida levando em conta a expectativa de produtividade, considerando fertilidade da área e a cultivar utilizada. A primeira adubação em cobertura deverá corresponder a 2/3 da ureia prevista, devendo ser realizada em no estádio V3/V4, com o solo seco. A aplicação neste estágio, irá propiciar um rápido crescimento e desenvolvimento das plantas, suprindo a demanda de N durante toda a fase vegetativa da cultura. A segunda adubação deverá ser realizada na iniciação da panícula, ou seja, R0 nesse estágio a planta irá definir a quantidade de panículas que irá emitir, sendo também determinante para outros componentes de produtividade como o nº de grãos por panícula e o peso de grãos.
Outro fator fundamental que complementa os anteriores é a irrigação, devendo ser iniciada após a primeira aplicação de N em cobertura, concomitante ao controle de plantas daninhas. Quando se utiliza sementes de alto potencial, o estande é uniforme, permitindo a entrada da água mais cedo V2/V3, no máximo V4, ao fazer isso, o estande estará protegido de eventuais estresses hídricos, propiciando um melhor desenvolvimento e coibindo a emergência de plantas daninhas, tanto pelo efeito físico da lâmina da d’água quanto pelo fechamento da entre linhas.
Esses são cuidados indispensáveis para a obtenção de maiores resultados, em breve estaremos novamente informando mais procedimentos que visam garantir o potencial de produtividade, que hoje mais que nunca é essencial!
Sementes Ceratti, menos sementes mais produtividade!