Arroz: Brasil retoma exportações para o Iraque
20/11/2014Área plantada com arroz no Estado chega a 71,45% do total
05/12/2014Federarroz pedirá ampliação no calendário de plantio de arroz
O atraso no plantio das lavouras de arroz devido ao excesso de chuvas e umidade desse ano, fez com que a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado – Federarroz, solicitasse ao Ministério da Agricultura uma ampliação do calendário de plantio no RS.
Diante da área que ainda resta para ser plantada, já que, segundo o Instituto Riograndense do Arroz – IRGA, apenas 71,45% do total foi semeado, o pedido é para que a janela fique aberta até 15 de dezembro.
Essa iniciativa visa garantir um seguro agrícola em caso de intempéries que estão mais sujeitas a acontecer fora do calendário de zoneamento agrícola de risco climático.
Ainda é cedo para se estimar os efeitos no volume da produção gaúcha de arroz, porém, sabe-se que a cada dia de atraso, além de se ficar mais dependente do clima perde-se alguns quilos por hectare.
O RS é o maior produtor nacional de arroz, correspondendo a mais de 65% do volume total do grão, sendo assim, qualquer queda significativa nas lavouras gaúchas mexe com a produção do país como um todo.
TEXTO: Bedez Comunicação para Sementes Ceratti
FONTE: Planeta Arroz. Disponível em http://www.planetaarroz.com.br/site/noticias_detalhe.php?idNoticia=13147