Eficiência de Estabelecimento de Plântulas – EEP
18/10/2019Produção de arroz sob pivô: vantagens e desafios
17/12/2019Entrada da água e perfilhamento
A entrada d’água constitui-se de um dos mais importantes manejos da lavoura de arroz. O início da irrigação na época correta, quando as plantas se encontram com duas folhas completamente expandidas (V2), propicia ao produtor a manutenção do potencial produtivo das cultivares e uma habilidade competitiva frente as plantas daninhas.
Sementes de alta qualidade fisiológica permitem uma rápida emergência e estabelecimento de plantas, aspectos que facilitam o manejo da cultura proporcionando menores riscos ao produtor. Um estabelecimento sincronizado, característico de sementes com o vigor inicial alto e um tratamento de sementes de qualidade, é um forte aliado ao combate as plantas daninhas, pois com a emergência acontecendo em “camadas”, há uma desvantagem competitiva levando o produtor a um maior dispêndio econômico.
Além disso, o sincronismo de emergência permite entrada d’água e a primeira aplicação do nitrogênio mais cedo. Segundo dados do IRGA e da UFSM a perda de produtividade à medida que a entrada d’água atrasa do momento ideal é de 50 kg/ha/dia. Esse manejo cultural antes do início do perfilhamento é importante, pois define o primeiro componente de rendimento, panículas por m².
Para atingir uma boa produtividade são necessárias entre 500 a 600 panículas por m² e para se obter isso voltamos a mencionar a plantabilidade (distribuição precisa das sementes em função da quantidade e distância) que permitirá um maior perfilhamento, maior aproveitamento de área e menor competição intraespecífica. Ao melhorar a plantabilidade teremos, na hora da colheita, maior uniformidade de maturação dos grãos o que acaba sendo benéfico para a qualidade industrial do arroz.
Esses fatores aliados são fundamentais para ser ter uma boa produtividade! A escolha de semente é uma proteção ao seu capital investido!
Invista em produtividade e rentabilidade! Invista em Sementes Ceratti!