Informações sobre a importância do arroz para a nossa saúde
10/08/2016Práticas sustentáveis na cultura do manejo do arroz
25/09/2016A coleta de amostras de solo para a construção da semente de arroz
A semente de arroz é um organismo vivo e como qualquer espécie tem sua inteligência própria. No entanto, é necessário que as empresas tenham em sua gestão um planejamento estratégico e planos de ações específicos que determinem, através do nível de conhecimento adquirido, o que trará maior confiabilidade a seus produtos, garantindo, assim, melhores resultados. Isso se faz com práxis que, durante 15 anos de pesquisa e desenvolvimento com experimento e melhoria contínua, proporcionou à Sementes Ceratti fazer recomendações técnicas que reduzem a densidade de semeadura em relação à realidade do mercado. Aliado aos produtos, o processo de TIS (Tratamento Industrial de Sementes de Arroz) complementa o alto nível tecnológico embarcado.
Em meio à atividade orizícola é normal, para a maioria dos produtores – inclusive para muitos que obtém ótimos resultados econômicos – determinar uma fórmula de fertilizante que atenda a média nutricional de todos os talhões a serem cultivados. Essa prática representa, da mesma forma, um nível de fertilização que será a média da necessidade para a cultura. Porém, não podemos esquecer que, apesar de muito pouco se saber sobre a real dinâmica e demanda nutricional que ocorre no desenvolvimento da cultura do arroz, existe, ao mesmo tempo, várias interações relacionadas às diferentes composições e estruturas de solo, que são a realidade de cada talhão. Associa-se a isso as interações entre as diferentes cultivares, as interações dos ambientes e, é claro que não poderíamos deixar de citar, a época e o manejo a ser realizado. Somado a isto as etapas citadas são otimizadas pela eficiência com o que deve ser gerido o insumo de maior importância e melhor custo para os sistemas produtivos: a água.
Por fim, quando se detém um alto nível de conhecimento definido pela gestão que só os competentes possuem e praticam nas diferentes atividades, sabe-se que a inteligência de um produto está diretamente associada a uma marca. Deste modo, não podemos considerar (pois não temos o “saber”) que um produto como a semente, desenvolvida de forma convencional e sem qualquer investimento nas diferentes fases que a precedem (desde a semeadura até a colheita), originem produtos com as mesmas propriedades e potenciais – embora aparentemente sejam o mesmo produto. Nesse contexto, a Ceratti, tendo o conhecimento diante da necessidade, suplementa nutricionalmente seus campos de produção de sementes no estágio mais apropriado, o que promoverá um maior “equilíbrio nutricional”, conferindo maior potencial e sanidade às futuras sementes. Assim, torna-se indispensável aos orizicultores, investir e obter um nível de formação pessoal e profissional que otimize seus conhecimentos, permitindo então que se tornem altamente capazes de avaliar a importância de utilizar aqueles insumos que irão qualificar seus processos produtivos. Somente esta realidade os tornará capazes de avaliar e optar por produtos que irão garantir o melhor resultado em produtividade, o que é impossível de obter com insumos de menor valor.
Em suma, o conhecimento associado à gestão eficiente são os critérios básicos para a colheita de resultados cada vez mais efetivos.